erva príncipe

Processed with VSCOcam with t1 preset

20131115-131025.jpg

20131115-131040.jpg

A erva príncipe, capim limão ou lemongrass, tem inúmeras utilizações e um número ainda maior de indicações terapêuticas. Com ela fazemos um chá com um maravilhoso sabor a limão e propriedades calmantes, refrescantes e até expectorantes e podia ficar aqui a encher este post com todas os benefícios da erva príncipe. No Brasil é até conhecida como capim santo. Na culinária é sobretudo conhecida na cozinha tailandesa, dá um excelente sabor aos pratos sejam eles de carne ou peixe. E é óptima para aromatizar a panacotta. Dela é também extraído o famoso óleo chamado citronela – sim aquele das velas que acendemos no verão para afastar as melgas – e por isso também óptimo para afastar insectos na horta.

Mas a nossa erva príncipe é ainda mais especial porque tem uma história, é viajada e mostrou-se ser ainda mais resistente do que seria de esperar, e porque foi um presente do nosso querido amigo Tiago, que para além de ser o maior fotógrafo que anda para aí, é um grande hortelão/jardineiro.

Há cerca de um ano (depois de uma primeira tentativa falhada) o Tiago trouxe-nos num grande copo de plástico um frágil rebento de erva-príncipe, filho de uma planta que veio de Moçambique, e indicações preciosas de como deveríamos fazer para que prosperasse. Seguimos tudo à risca com dedicação e esse pequeno rebento cresceu e cresceu, de tal maneira que já se ‘multiplicou’ em 3 belas plantas que perfumam e embelezam a nossa horta!

Anúncios

One thought on “erva príncipe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s