E pronto. Agora é mesmo o fim da linha… Não sei bem se é uma boa ou má notícia mas, fiz doce de leite e ficou maravilhoso bom.
A ideia tirei daqui, quase todas as receitas que vejo neste blog tenho vontade de fazer – para além de serem óptimas e originais, sei sempre que saiem bem, estão super bem explicadas – quando vi a ideia do doce de leite hesitei: “não posso” “não faz mal, é só para experimentar” “mas é uma bomba”… Enfim, um dia em casa com os filhos doentes foi o suficiente para largar o diálogo comigo própria e partir para a acção.
Demora bastante tempo, mas não exige estarmos todo o tempo ao lume. Os ingredientes que usei foram : um litro de leite gordo, uma chávena de açúcar, um pau de canela (opcional – para a próxima não vou pôr) e uma colher de chá de bicarbonato de soda. Também opcional são umas pedrinhas de flor de sal ou sal marinho, que dão um toque muito especial a este doce – recomendo vivamente.
Levamos ao lume todos os ingredientes, menos o bicarbonato que se coloca só depois de o leite ter aquecido um pouco e o açúcar estar dissolvido.
Depois de mais ou menos uma hora ao lume mexendo de 15 em 15 minutos o leite começa a ganhar cor, nesta altura devemos mexer com mais frequência até começar a ficar mais acastanhado. Quando estiver com uma consistência melosa e cor de caramelo podemos tirar do lume e colocar em frascos.
Se na altura de servir parecer muito espessa podemos colocar um pouco no microondas. Fica óptimo com fruta, com crepes, com gelado…
Que delícia!… Acho que me vou render…
(Estou a adorar este blog! Obrigada pelas partilhas!)
Vale mesmo a pena experimentar ! Obrigada por seguir o blog.
Maria
Experimentei e adorei!! Mas ficou um bocadinho mais escuro, talvez tenha ficado tempo demais ao lume… Acho que tenho de continuar a tentar 🙂 😉
Ainda bem que ficou bom! Na receita original também é mais escuro…