O fim da linha.

20140204-183748.jpg

20140204-183805.jpg

20140204-183820.jpg

20140204-183832.jpg

20140204-183845.jpg

E pronto. Agora é mesmo o fim da linha… Não sei bem se é uma boa ou má notícia mas, fiz doce de leite e ficou maravilhoso bom.
A ideia tirei daqui, quase todas as receitas que vejo neste blog tenho vontade de fazer – para além de serem óptimas e originais, sei sempre que saiem bem, estão super bem explicadas – quando vi a ideia do doce de leite hesitei: “não posso” “não faz mal, é só para experimentar” “mas é uma bomba”… Enfim, um dia em casa com os filhos doentes foi o suficiente para largar o diálogo comigo própria e partir para a acção.
Demora bastante tempo, mas não exige estarmos todo o tempo ao lume. Os ingredientes que usei foram : um litro de leite gordo, uma chávena de açúcar, um pau de canela (opcional – para a próxima não vou pôr) e uma colher de chá de bicarbonato de soda. Também opcional são umas pedrinhas de flor de sal ou sal marinho, que dão um toque muito especial a este doce – recomendo vivamente.
Levamos ao lume todos os ingredientes, menos o bicarbonato que se coloca só depois de o leite ter aquecido um pouco e o açúcar estar dissolvido.
Depois de mais ou menos uma hora ao lume mexendo de 15 em 15 minutos o leite começa a ganhar cor, nesta altura devemos mexer com mais frequência até começar a ficar mais acastanhado. Quando estiver com uma consistência melosa e cor de caramelo podemos tirar do lume e colocar em frascos.
Se na altura de servir parecer muito espessa podemos colocar um pouco no microondas. Fica óptimo com fruta, com crepes, com gelado…

Anúncios

4 thoughts on “O fim da linha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s