os bichos do Tiago #3

joaninha luva

Que bom que é chegar à quarta-feira e partilhar convosco a opinião do Tiago, que é minha também…

Adoro encontrar bichos. Bichos em casa, na rua, no campo e no jardim. Despertam sempre a minha curiosidade. Quando os vejo gosto de perceber o que são, o que é que andam a fazer e o que é que comem. No meu jardim sei onde eles andam e por quanto tempo estão lá. Não os mato, nisso sou budista. Tudo e todos têm o direito à existência.

Nas fotografias mostro uma joaninha e uma grande minhoca que já estão à dois anos por ali, desde de que eu as trouxe do campo.

Como é que eu sei que são as mesmas? A minhoca castanha e gigante é só uma, está sempre no mesmo canteiro porque come lentamente. Tenho muitas outras minhocas só que são de uma outra espécie, são pequenas, vermelhas e as ideais para a vermicompostagem porque comem aceleradamente.

A joaninha é uma de quatro, vou vendo-as à medida que trato do jardim. Até hoje não vi mais do que as quatro de uma vez…espero que procriem aqui.

Vejo os bichos como meus iguais e por isso deixo-os no seu espaço, alguns comem-me parte das plantas e vegetais mas outros melhoram o meu trabalho no jardim. A solução para os primeiros é encontrar outros bichos que os comam ou plantas que os afastem e o trato para os segundos é deixá-los a fazer magia.

Saiu ou está para sair uma lei europeia que realça a importância em proteger e promover os bichos auxiliares. São aqueles que através dos seus hábitos, beneficiam a algum nível a produção agrícola. Esses “auxiliares” são desde os microrganismos debaixo da terra até a qualquer animal independentemente do seu tamanho que esteja incluído num ecossistema agrícola, isto nos termos da permacultura.

As abelhas são o exemplo mais conhecido e em grande risco. A influência da sua actividade polinizadora é de tal ordem que sem isso a humanidade estaria em sério risco de fome generalizada ao planeta!

Viva os bichos!

 

Tiago

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s