Serviços Públicos

IMG_0675.JPG

Ando há muito tempo com vontade de partilhar a nossa experiência com dois dos mais importantes serviços públicos de Portugal. Mas, como este blog não está de todo vocacionado para o estilo blog de opinião, não tinha a certeza se fazia sentido falar sobre este assunto ou não.
No entanto, como o que vou partilhar é apenas a nossa experiência como família, acho que faz sentido. As razões que nos levaram a estes serviços são diferentes: A escola pública seria sempre a nossa opção, enquanto que o sistema nacional de saúde não foi por opção – o seguro de saúde deixou de ser viável quando passámos a ser cinco. Coincidentemente, passado pouco tempo fomos transferidos para uma tal de Unidade de Saúde Familiar, um pouco diferente dos tradicionais e impessoais centros de saúde. O que encontrámos foi surpreendente. Um serviço de saúde acolhedor e simpático, onde é raro esperar para ser atendido e onde marcam consulta no próprio dia, na hora a seguir se o problema for grave  ( tive consciência disso quando uma vez, estava o Benjamim com uma otite, liguei a dizer que ele estava aflito com dores “consegue estar aqui em 10 minutos?”. Passado meia hora já estava em casa outra vez), um médico de família disponível , atento, simpático e confiante que sabe os nossos nomes e que se interessa verdadeiramente pelas famílias e ainda uma enfermeira de família que, entre outras coisas, soube hoje,  se desloca a nossa casa para fazer “teste do pezinho”. Ou seja quando a Jasmim tiver 4 dias de vida não a tenho de levar para um centro de saúde cheio de viroses… Enfim, talvez tenhamos tido sorte (temos em tantas coisas ….) mas não poderemos pensar que talvez seja um sistema que está a mudar para melhor? Gosto de acreditar que sim….
Relativamente a escola pública, seria sempre a nossa opção, com ou sem orçamento familiar para uma alternativa privada, mas não deixou de nos surpreender pela positiva. Professoras disponíveis, exigentes e com quem posso a qualquer momento contactar directamente . Interessada à séria pela aprendizagem e sucesso dos nossos filhos, auxiliares para quem eles correm quando chegam de férias, cheios de saudades e até tratadas por diminutivos carinhosos. Refeições confeccionadas na escola, no próprio dia pelo preço de 1,44€ por refeição. Nunca experimentei, mas sopa e a fruta há sempre, a ementa parece-me bastante variada e eles não se queixam… Durante três meses do ano têm natação duas vezes por semana, numa piscina perto da escola, transporte e aulas totalmente gratuita. Tem campo de futebol, escorregas, inglês, ginástica e, sobretudo imensos amigos todos tão diferentes!

Anúncios

3 thoughts on “Serviços Públicos

  1. Que sorte Maria, isso é um verdadeiro luxo!! Nao tenho filhos na escola pública mas quanto ao servico de saúde nao tenho a mesma experiência… Mas sim, pode ser que esteja mesmo a mudar!! Beijinhos e parabéns pela sua família tão querida (e prestes a ficar ainda mais!!)

    1. Pois é, infelizmente sei que a minha experiância não é a de todos, e que tive imensa sorte com os serviços que me calharam. Mas gosto de acreditar que esteja a mudar…
      Obrigada pelo comentário, pelos parabéns e por passar por aqui…
      Um beijinho
      Maria

      1. Ai que saudades!! Os meus filhos andaram nessa escola!! Reconheci a fotografia e pela descriçao não tive dúvidas! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s