Cá em casa temos sempre a televisão desligada. Mal ou bem associo muito a televisão a uma coisa má, programas maus e séries infantis que são um autêntico lixo – “ai o que eles gostam hoje em dia” dizemos muitas vezes, mas eles não gostam, nós é que não lhes damos alternativas e quando damos por isso estão viciados nas ‘violetas’ da vida. Mas mesmo quando somos nós a escolher a verdade é que muitas vezes usamos a televisão como um objecto para despachar/entreter as crianças.
Há já algum tempo que tínhamos pensado que pode ser bom ver televisão em família. Como antigamente. Só não sabíamos por onde começar… Até que tivemos a sorte de nos oferecerem a série completa da Heidi e pensámos ” é isto mesmo”.
A Heidi não tem superpoderes nem o cabelo fluorescente. Nos Alpes não há monstros fantásticos nem princesas cor-de-rosa. Na Heidi tudo é simples e bonito e põe-nos a todos a pensar como a vida pode ser dura e continuar a ser alegre. Ah e a banda sonora parece saída dos melhores momentos do Kill Bill.
Por aqui, temos a coleção completa (que nos ficou por uma pipa de massa) do Tom Sawyer….deliramos os três: pai , mãe e filho. A mais pequenina (22 meses) para já só quer saber dos Caricas 😉 Há uns tempos, saiu a coleção em DVD da Ana dos cabelos ruivos e queria TANTO comprá-la, mas acabei por não fazê-lo e agora arrependo-me. A Heidi não é do meu tempo, sou mais nova. Mas lembro-me dos meus irmãos falarem e, por isso, conheço bem a história…fiquei com vontade agora de ver 😉
Bem, lá em casa vêem-se bonecos. Também associo a uma coisa má, mas às vezes acho que exageramos (no nosso tempo víamos estes clássicos umas vezes, outras corríamos lá fora e não era uma coisa má..hoje em dia parece que ha uma culpabilização dos pais por coisas que ontem eram banais e saudáveis). E acho realmente que eles gostam daquilo que nós lhe damos. Lá em casa vêem-se clássicos da Disney (desde filmes da década de 1930 até ao Rei Leão), vê-se o Dartacão, basicamente mostro-lhe o que via também. E estava aqui a pensar que adorava a Heidi e que ainda não saquei para ela ver. E independentemente de ser para os entreter…não ha alternativas, há roupa para tratar, comidas para fazer, casa para limpar, é impossível conseguir entrete-los sempre e se for esporádico (lá em casa decidimos que televisão só ao fim de semana) não tem porque ser mau.