Cereais da força #3

2015/03/img_2306.jpg

2015/03/img_2307.jpg

2015/03/img_2308.jpg

2015/03/img_2309.jpg

Parte 1 – a história dos cereais da força

Os nossos cereais da força (aka granola) têm sido muito falados por aqui. Isto porque, faz parte dos meus objectivos principais a nível alimentar (entre outros) aniquilar todos os cereais de pequeno almoço que não sejam feitos por mim. Até agora em três filhos ainda só tinha conquistado um. Mas, com esta nova receita parece me que já conquistei os 3 ( embora não todos os dias – o Jacinto não abdica dos seus corn flakes assim tão facilmente e a Luz ainda gosta do miminho de uma farinha láctea quentinha).
Esta receita surge depois de muitos anos a fazer esta granola sabendo que, apesar de ser saudável, podia ser melhor. Ou seja a farinha de trigo, mesmo que integral, pode ser evitada da mesma forma que o óleo e o açúcar. Por preguiça de experimentar outras receitas e o conforto desta me sair sempre bem, não tinha por hábito aventurar-me em novas granolas.

Parte 2 – conhecer o Gordon Ramsay

Só mesmo uma completa analfabeta a nível televisivo para associar este cozinheiro a um amoroso pai de família que até faz umas coisas engraçadas. Depois de ver alguns episódios do Homecooking e de até tirar algumas receitas comecei a comentar com alguns amigos e família este novo programa televisivo. Teve de ser o Francisco a explicar me o ar de desdém das pessoas ao proferir o nome dele (André agora precisava de um gif dos teus). Pronto, agora já sei que este cozinheiro ficou conhecido por um programa onde insultava restaurantes de uma forma violentíssima. Nunca vi (nem quero ver). Para mim, será sempre um bom pai de 4 filhos que gosta de cozinhar com a família e que até tem uns belos músculos e umas belas receitas.

Parte 3 – a receita sucesso

Nova receita de Granola (inspirada no Gordon Ramsay);

200g de aveia
Meia chávena de sementes de sésamo
Meia chávena de sementes de linhaça
Meia chávena de sementes de girassol
Meia chávena de sementes de côco ralado (opcional)
Frutos secos
1 pitada de sal
Canela
2 gotas de baunilha
Muito mel ( talvez 100ml) é mesmo muito eu sei mas é isso que faz com que fique com os pedaços unidos e que as crianças gostem tanto. Atenção é para uma boa dose semanal de cereais!

A receita é simplesmente misturar todos os ingredientes secos e incorporar o mel mexendo sempre. O ideal é aquecer o mel para facilitar a sua incorporação mas, na verdade nunca o fiz.
Depois de tudo bem envolvido ( deverá ter alguns pedaços grandes e outras parte mais soltas) levar ao forno a 160′ por mais ou menos 20 minutos, mexendo sempre.
Guardar hermeticamente – não sei quanto tempo duram pois cá em casa desaparecem em menos de uma semana!

2015/03/img_23301.jpg

Anúncios

10 thoughts on “Cereais da força #3

  1. Um dia experimento a receita (os meus monstrinhos preferem chocapic e corn flakes, a coisa vai ter de ser feita com jeitinho…)
    O Gordon Ramsay é muito querido, mas criou uma personagem com um estupendo mau feitio que é hilariante (para quem observa, claro está!)

  2. Adoro o blogue, mas não costumo comentar.
    Hoje dei com este post mais antigo nas sugestões e venho partilhar a receita que faço há anos cá em casa.
    É semelhante, mas com menos mel, e algum azeite, para que fique igualmente crocante. As quantidades dos restantes ingredientes são semelhantes e vou apenas variando as sementes e frutos secos, sendo que uso flocos de aveia e também de cevada e trigo.
    Aqueço 4 c. sopa bem cheia de azeite com 2 ou 3 c. sopa de mel e depois misturo nos secos.
    Em tempos vi uma receita que requer menos tempo de forno e gasto energético e agora faço sempre assim: 10 minutos a 190C e depois deixar no forno até arrefecer. Nem mexo, simplesmente coloco o tabuleiro depois de fazer o jantar (aproveito sempre um dia de jantar de forno) e depois de desligar deixo até ao dia seguinte. 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s