Faina

       

À partida era um dia de praia como os outros. Fatos de banho, sanduíches e pézinhos pequeninos a pisar a areia. Mas o sol encoberto fez com que o dia parecesse diferente. Apesar do calor que se fazia sentir não me sentia no registo praia de Verão- apesar de eles terem tomado banho- mas sim praia-passeio. Foi então que começamos a observar um grande movimento na praia. Não o movimento de banhistas a encher a areia com toalhas e jogos de raquetes, mas movimento daqueles a quem a praia verdadeiramente pertence.

Estávamos a assistir, ali mesmo à nossa frente – pareciam que tinham vindo ter connosco se propósito- a um grupo de pescadores de arte xávega. E que bonito que foi assistir a esta tradicional forma de pesca, de tal maneira que depois  de começar a seguir lhes os movimentos, o encanto foi tal que já não conseguimos fazer mais nada.  Conversei então com alguns dos pescadores para perceber o que se estava a passar. Então, esta bonita arte de pescar consiste num grupo de homens ir para o mar, num pequeno barco lançar as redes para cercar cardumes enquanto outros ficam na praia com os tratores (ainda há quem o faça com bois) a puxar as redes para terra firme. O processo dura cerca de uma hora  e apetece acompanhar cada bocadinho.

Apesar de não ter sido a primeira vez que assistimos  a um episódio destes, pelo dia que estava e por terem ido instalar-se mesmo à nossa frente, ficámos todos, fascinados, a ver estes homens e mulheres nesta arte tão bonita. No fim, ficou o gosto amargo de não ter ali dinheiro para comprar um peixinho ainda vivo para o jantar…  E como eu gosto que os meninos conheçam o percurso daquilo que comemos antes de nos chegar ao prato e como isso nos  tem feito repensar à séria a nossa alimentação..

   

         

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s