Já se tornou uma tradição.
Quando a Luz faz anos, faço uma roupa igual para os quatro (bom, na verdade este foi o primeiro ano que fiz para quatro…).
Há muitos anos que faço estas camisas para os rapazes. Ainda só tinha dois filhos, e um deles bem bebé, quando comecei. E, por estranho que pareça, foi a primeira coisa que costurei.
Tenho uma relação muito peculiar com a costura. Nunca ninguém me ensinou a costurar, e por isso sou pouco perfecionista e tenho falhas básicas nas peças que faço. Os meus amigos juntaram-se para me oferecer uma máquina de costura. Comprei na Retrosaria e continuo muito contente com ela, para além de ser gira, tem imensos pontos decorativos e funciona lindamente. Comprei este livro apetitoso que explica os conceitos básico da costura e… fiz uma camisa para começar.
Já passaram 5 anos, e continuo a fazer as mesmas camisas para os rapazes (vou aumentando o molde) porque ficam sempre bem e são mesmo, MESMO simples de fazer.
Para as raparigas faço um top básico, com costuras elásticas a dar um efeito franzido. Na verdade, todos os anos penso que vou começar mais cedo, para fazer uns vestidos mais bonitos e mais trabalhados para elas mas, como deixo tudo para a última da hora e só tenho mesmo as noites para costurar – comecei a fazer as camisas na noite de quinta-feira…- fica sempre tudo muito apertado, e acabo por optar sempre pelas peças mais simples.
Eles adoram vestir-se de igual , e eu aproveito enquanto isto dura. As roupas são estreadas na festa da Luz, mas depois fica a toilete preferida para o Verão inteiro. As camisas dos anos anteriores, a bem ou a mal ainda vão cabendo, pelo que continuam a usar.
Mas aqui dá para ver como ficaram bem nos anos anteriores e também como eram tão mais pequeninos… que saudades…

Adorei! Eles tao super queridos. Todos conbinar. 😀 Continua a fazer o q supostamente nao sabes fazer. 😛 Beijinhos e abracos para ti e pra familia! Um abraco ao Francisco.
Gosto imenso do seu blog, acho tão querido o que escreve sobre os miúdos. Também me iniciei na costura recentemente, ainda não tenho a máquina, mas quero arranjar uma em breve, para praticar senão vou esquecer-me de tudo…
Obrigada Mariana! Existem máquinas boas que não são muito caras! É de aproveitar … Da imenso jeito
Olá Maria! Descobri este teu blogue há dias (recomendado com a dica de ‘acho que vais gostar’) e entrou directo para os meus favoritos 😉
estou fascinada com esta tua tradição. eu faço umas costuras de vez em quando, mas não me parece nada fácil… uma camisa?! e vestidos com os elásticos cosidos?! adorava fazer isso para os meus 3, mas acho muito para a minha carruagem, pelo menos nesta altura. quanto tempo demora a fazer? e como fazes com a criançada durante o processo?
um dia destes quero escrever sobre as tradições familiares, importas-te que te cite? é óbvio que aviso entretanto.
um abraço
Obrigada ! Juro que é simples . Experimenta com o livro que falo. É tudo tão simples… Um beijinho
se descobri o teu blogue com um ‘vais ver que gostas’, arrisco agora (ainda que mal te conheça) um ‘vais ver que vais adorar este site’ (um dos meus favoritos, ainda que deixe a costura para as calendas). depois me dizes
http://www.danamadeit.com/
E eu que tenho uma máquina de costura nova que nunca usei… deu-ma a minha mãe quando estava de licença de maternidade do meu filho do meio (o Pedro já tem 5 anos)… shame on me… nem sei se funciona… um dia destes deito-lhe a mão 🙂 Ficaram lindas as camisas, e é aproveitar enquanto eles gostam de se vestir de igual. Os meus também adoram… deve ser porque nunca andam de igual 😉
É mesmo simples Alexandra! Há livros que explicam tudo com imagens, foi assim que aprendi … Beijinhos
Vi hoje o resultado final das camisas e vestidos com estrelinhas, que lindos….!! E adoro o conjunto cornucópias. Maria, Parabéns!
Ficaram bem . Mas eles também ficam bem com tudo (Ups mãe babada ..)
eu adorei e acho que ficaram óptimos! Parabéns à Luz!
Obrigada Paula!
olá, as camisas são desse livro que cita no post? até agora só fiz coisas de bebé, calções para mim e uns sacos. adorava iniciar esta tradição com os meus dois rapazes, posso copiar a ideia? 🙂 é maravilhosa!
As camisas são deste livro sim . O livro é óptimo e tem coisas super simples . Desculpe a demora na reposta.. Vai ver que vai ser fácil faze -las! Boa sorte, depois se puder partilhe como ficaram!
Fabuloso. Gostava de ter um décimo do seu talento.