A tradição das camisas

        

Já se tornou uma tradição.

Quando a Luz faz anos, faço uma roupa igual para os quatro (bom, na verdade este foi o primeiro ano que fiz para quatro…).

Há muitos anos que faço estas camisas para os rapazes. Ainda só tinha dois filhos, e um deles bem bebé, quando comecei. E, por estranho que pareça, foi a primeira coisa que costurei.
Tenho uma relação muito peculiar com a costura. Nunca ninguém me ensinou a costurar, e por isso sou  pouco perfecionista e tenho falhas básicas nas peças que faço. Os meus amigos juntaram-se para me oferecer uma máquina de costura. Comprei na Retrosaria e continuo muito contente com ela, para além de ser gira, tem imensos pontos decorativos e funciona lindamente. Comprei este livro apetitoso que explica os conceitos básico da costura e… fiz uma camisa para começar.
 Já passaram 5 anos, e continuo a fazer as mesmas camisas para os rapazes (vou aumentando o molde) porque ficam sempre bem e são mesmo, MESMO simples de fazer.
Para as raparigas faço um top básico, com costuras elásticas a dar um efeito franzido. Na verdade, todos os anos penso que vou começar  mais cedo,  para fazer uns vestidos mais bonitos e mais trabalhados  para elas mas, como deixo tudo para a última da hora e só tenho mesmo as noites para costurar  –  comecei a fazer as camisas na noite de quinta-feira…- fica sempre tudo muito apertado, e acabo por optar sempre pelas peças mais simples.
Eles adoram vestir-se de igual , e eu aproveito enquanto isto dura. As roupas são estreadas na festa da Luz, mas depois fica a toilete preferida para o Verão inteiro. As camisas dos anos anteriores, a bem ou a mal ainda vão cabendo, pelo que continuam a usar.
 Mas aqui dá para ver como  ficaram bem nos anos anteriores e também como eram tão mais pequeninos… que saudades…
2013

 

2014
Anúncios

15 thoughts on “A tradição das camisas

  1. Adorei! Eles tao super queridos. Todos conbinar. 😀 Continua a fazer o q supostamente nao sabes fazer. 😛 Beijinhos e abracos para ti e pra familia! Um abraco ao Francisco.

  2. Gosto imenso do seu blog, acho tão querido o que escreve sobre os miúdos. Também me iniciei na costura recentemente, ainda não tenho a máquina, mas quero arranjar uma em breve, para praticar senão vou esquecer-me de tudo…

  3. Olá Maria! Descobri este teu blogue há dias (recomendado com a dica de ‘acho que vais gostar’) e entrou directo para os meus favoritos 😉
    estou fascinada com esta tua tradição. eu faço umas costuras de vez em quando, mas não me parece nada fácil… uma camisa?! e vestidos com os elásticos cosidos?! adorava fazer isso para os meus 3, mas acho muito para a minha carruagem, pelo menos nesta altura. quanto tempo demora a fazer? e como fazes com a criançada durante o processo?
    um dia destes quero escrever sobre as tradições familiares, importas-te que te cite? é óbvio que aviso entretanto.
    um abraço

      1. se descobri o teu blogue com um ‘vais ver que gostas’, arrisco agora (ainda que mal te conheça) um ‘vais ver que vais adorar este site’ (um dos meus favoritos, ainda que deixe a costura para as calendas). depois me dizes
        http://www.danamadeit.com/

  4. E eu que tenho uma máquina de costura nova que nunca usei… deu-ma a minha mãe quando estava de licença de maternidade do meu filho do meio (o Pedro já tem 5 anos)… shame on me… nem sei se funciona… um dia destes deito-lhe a mão 🙂 Ficaram lindas as camisas, e é aproveitar enquanto eles gostam de se vestir de igual. Os meus também adoram… deve ser porque nunca andam de igual 😉

  5. olá, as camisas são desse livro que cita no post? até agora só fiz coisas de bebé, calções para mim e uns sacos. adorava iniciar esta tradição com os meus dois rapazes, posso copiar a ideia? 🙂 é maravilhosa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s