Watermelon love

(não sei o que me anda a dar para os títulos em inglês…)


    



Se tivesse de fazer um top 5 daquilo que mais gosto no Verão, a melancia faria certamente parte dele. É a minha fruta preferida, desde criança. Em adolescente passei por uma fase em que achei que o que queria para o meu futuro era vender fatias de melancia nos festivais de Verão. Apesar de nunca ter concretizado este futuro, continuo a achar a ideia fantástica. Quem sabe um dia destes ainda me apanham nessa …

Os meus filhos vão pelo mesmo caminho e, a partir de Junho existe uma gaveta no frigorífico só dedicada a esta enorme, fresca e deliciosa fruta. Apesar do seu tamanho, nunca dura muito cá em casa.

Quando vi esta receita fiquei imediatamente a imaginar o seu sabor e percebi logo que seria uma combinação perfeita . Hoje resolvi experimentar e todos podemos confirmar que é mesmo MUITO boa.

O livro foi a minha irmã que deu ao Francisco de presente de anos. E, publicidade à parte, é excelente. São as receitas que o famoso Ferran Adrià faz para o pessoal (daí “family meal”) do elBuli. Tem 30 ementas e, cada uma é composta por entrada , prato e sobremesa, todas elas descritas pormenorizadamente – mesmo género “fotonovela”. Para além disso dá sempre as quantidades para 2, 6, 20 ou 75 pessoas. O que para nós é perfeito (nós os dois, nós os 6, uma mega Cena ou uma mega festa!).

Mas voltando à melancia. Esta forma de servir melancia é tão fresca que refresca tanto como um mergulho no mar. O que um mergulho no mar num dia de calor faz ao nosso corpo por fora, esta melancia faz por dentro.

A receita é muito simples, simplesmente marinar a melancia, cortada aos cubos em sumo de limão com açúcar, durante meia hora (levei ao lume o sumo só até dissolver o açúcar). Num almofariz esmigalhei os rebuçados de mentol. Para servir é só colocar muito gelo picado numa travessa, dispor os cubos de melancia por cima e , no fim salpicar com os rebuçados esmagados.

Cá em casa, foi um sucesso, de tal forma que tinha feito apenas um quarto de melancia mas rapidamente tive de fazer outro quarto para a sobremesa do jantar…

Anúncios

2 thoughts on “Watermelon love

  1. então vá, porque eu gosto de ti e sei que és uma moça prendada:

    aqui tens a taça http://madame-citron.fr/diy-bol-pasteque/
    aqui o saco (liiiiiiiiiiiiiindo de morrer, acho que vou fazer para mim) http://madame-citron.fr/diy-tuto-de-sac-pasteque/
    aqui tens o vestido para a princesa (aceitas encomendas?) http://blog.vanessapouzet.com/la-watermelon-dress/
    e aqui tens as sapatilhas http://tybounty.over-blog.com/article-watermelon-shoes-119640028.html

    depois disto para o ano a tradição dos 4 manos será… melancia?! 😉
    beijinhos

    ps – não percas o meu ‘post’ de amanhã, até te vais passar, mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s