Da pequena horta

   

        

A nossa horta é pequenina mas, quando chega  o Verão parece que cresce. No  Verão em cada ida a horta voltamos com o cesto cheio, tão cheio que às vezes não sabemos o que fazer a tanta coisa! Muitas vezes trazemos da horta, ao Domingo, um grande cabaz com todas as ervas aromáticas que ela nos dá. Ontem, para além das habituais ervas trouxemos muitas outras coisas.

Como estou sempre aqui a dizer, adoro cozinhar e, principalmente adoro cozinhar com muitos cheiros , misturar , criar e  experimentar novos sabores. Normalmente, quando estou a fazer o jantar , desço as escadas até ao nosso pequeno jardim e trago aquilo que me faz falta naquele determinado prato. Mas, se na véspera trouxemos TODAS as ervas e legumes que lá temos tudo se passa ao contrário e, então, faço o prato em função daquilo que trouxe. As duas versões são boas, mas esta segunda puxa mais pela criatividade e inovação. Hoje comemos os primeiros tomates do ano. E tenho-vos a dizer que valeu mesmo a pena. Valeu esperar todo o Inverno por estes 3 meses em que temos tomates para dar e para vender. Confesso que tenho sempre uma grande tentação de comprar tomates fora da época porque os adoro e faço um grande esforço para lhes resistir, mas quando chega o dia e faço uma salada com os NOSSOS tomates , tenho a certeza que valeu a espera  (o mesmo posso dizer dos brócolos, da couve-flor, das courgetes etc etc.).

Às vezes penso que naquele espaço onde está a horta podia ter um espaço para os meninos brincarem. Às vezes penso que naquele espaço o Francisco podia ter um atelier muito maior do que tem. Às vezes penso que podíamos (o Francisco) ter menos um trabalho no nosso dia-a-dia atarefado.

Mas, em dias como os de hoje penso que a nossa horta foi um sonho pequenino que conseguimos concretizar e, enquanto não for para mudarmos para uma horta maior aquele espaço nunca vai sair dali.

Obrigada querida horta pelo jantar que tivémos hoje. Obrigada querida horta pelo verão que já chegou e tu, carregadinha de coisas para nós!

Anúncios

4 thoughts on “Da pequena horta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s