O advento


  
  



Este ano o Natal atrasou-se cá em casa. Ainda não percebi se tem mais a ver com as obras que por aqui tivémos – sim, mega obra onde todos mudámos de quarto, os meninos passaram a estar num quarto e as meninas noutro – ou se tem a ver com o facto do dia 1 de Dezembro ser agora um dia dito “útil”. Não vou, de todo, dar a minha opinião sobre a retirada dos feriados nacionais, mas confesso que o 1 de Dezembro me  faz muita falta pois era o dia em que começavamos a preparar o Natal e, confesso que fazer a árvore de Natal depois de chegar do trabalho não me soa muito bem.

Para mim, “começar” o Natal significa muito mais mas, fisicamente, é fazer a árvore de Natal, ter todos os dias bolachinhas de gengibre, enfeitar a casa e, claro dar início ao (aos) calendário do advento.

Adoro calendários do advento, para além de dar pano para mangas a nível de ideias, cada uma mais original que a outra, ajuda-nos a todos a “entrar” no Natal e a nos prepararmos para o dia 25 de Dezembro. Boas acções, programas divertidos, chocolates, pensamentos,  orações – há de tudo. Nós, lá em casa temos este calendário que fizémos há dois anos mas o ritual é o mesmo desde sempre: sentamo-nos todos no chão, depois do jantar, e cada um diz o que foi o melhor do seu dia. Tento mostar-lhes que  devemos  ser gratos pela vida que temos e pelo dia-a-dia que levamos. Depois recebem uma guloseima.

Mas, este ano,  e porque não resisto à tentação de inovar no calendário do advento (e também porque gosto de ver a árvore de Natal enfeitada com presentes), temos uma novidade que tem sido o maior sucesso:

Selecionámos 24 dos melhores livros cá de casa, que muitas vezes nos esquecemos de lhes ler, e embrulhámos. Cada um com um número de 1 a 24. Então, cada noite do advento desembrulhamos o livro correspondente e ouvimos essa história. Eles adoram, por todas as razões mas principalmente pelo acto de desembrulhar que, por si só já é emocionante, o barulho do papel e a curiosidade de saber qual vai ser a história que vão ouvir nessa noite.

E é assim que começa por aqui o Natal…

Anúncios

3 thoughts on “O advento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s