A preparação da primavera e um bolo de alecrim (dois posts num só )




  

     

E chegou então o tão esperado sol de Março. Toda a gente saiu à rua. Praia, parques e jardins cheios de vida, cor, risos e bolas a voar.

Mas nós, este fim de semana  ficámos pelo nosso jardim, porque, quando se tem uma horta e um pequeno jardim, há muito trabalho para fazer, principalmente depois de um longo inverno. Tirar urtigas, ervas daninhas, limpar, arrumar e, sobretudo,preparar a terra para a sua estação preferida. Trocar as couves, aipo, alho e cebolas para dar lugar aos pimentos, tomates, courgetes, pepinos e beringelas.

Claro que, embora os meninos já dêem alguma ajuda, as tarefas deles no jardim são outras. Entre ver caracóis, jogar à bola, fazer desenhos e jogar às escondidas passaram (passámos) dois dias, muito bons no nosso jardim. Para a Jasmim foi uma nova aventura, pois na verdade nunca tinha ido ao jardim como “andante” pelo que estava mesmo entusiasmada. Entre esborrachar um caracol e trocar bolachas com o Badú tudo lhe pareceu uma festa. Daquelas que voltamos com as mãos bem sujas.

A Luz, apra além de tudo o resto, ficou com a tarefa de preparar o cabaz para trazermos para cima. Alfaces para o almoço e alecrim para o bolo.

Alecrim para o bolo? Sim, alecrim para o bolo…
  
   

Todos os fins de semana faço um bolo e, ultimamente (um ultimamente que já tem mais de um ano) por ter a Jasmim pequenina tenho feito sempre os mesmos bolos. Bolo de chocolate, pão de ló, bolo de chocolate, pão de ló. Por serem rápidos, fáceis e bons e, especialmente por os fazer praticamente de olhos fechados. Mas , na verdade dá muito pouca pica, para uma pessoa que gosta de fazer bolos estar sempre a fazer a mesma coisa. Pelo que, para evitar uma estagnação culinária, agora que a pequena está mais crescida, resolvi voltar a variar os bolos. Então vou tentar  fazer um bolodiferente todos os fins de semana e dar a receita aqui.

Este bolo de alecrim foi uma descoberta incrível. Tirado dum livro da Nigella, a ideia de usar esta erva num cozinhado doce soou-me tão estranho quando apetitoso ,pelo que resolvi experimentar. Et voilá – é bom demais, uma combinação de sabores excelente e diferente. Segue a receita para quem quiser experimentar:

250g de manteiga amolecida (usei metade)

200g de açúcar mascavado

3 ovos

250g de farinha

1cc de fermento

1cc de essência de baunilha

Folhas de um pé (cerca de 10cm) de alecrim picadas – esquivale mais ou menos a duas colheres de chá

4 cs de leite

Açúcar para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 170* Bater a manteiga e juntar o açúcar quando estiver macia, bater tudo até estar uma mistura fofa e esbranquiçada e leve. Misture os ovos, um de cada vez, e envolva uma colher de farinha por cada adição. Por fim junte a baunilha. Envolva a restante farinha com uma espátula e, por fim o alecrim. Dilua a massa com o leite. Verta na forma já untada, polvilhe com açúcar e leve a cozer cerca de uma hora.

Quando estiver frio desenforme. Eu usei um pé de alecrim para decorar e dar cheiro.

Anúncios

6 thoughts on “A preparação da primavera e um bolo de alecrim (dois posts num só )

  1. Os meus filhos, o mais velho e a mais pequenita, têm uma t-shirt dos xutos iguais à do teu filhote. Mas as dos meus, a cruz é vermelha 🙂 ah, o bolo de alecrim parece-me muito bem

  2. hum cá por casa adoramos bolo e cha de alecrim… mas bolo de alecrim? fiquei suficientemente curiosa para experimentar em breve!!!
    quanto á horta… quem me dera ter um mini espaço para fazermos uma… continuamos a contentarmo-nos com os vasos para uma micro produção e algumas ervas aromáticas!
    beijinhos da costa alentejana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s