Do Japão 


  
  
  

Iam ser dois posts diferentes: um sobre os filmes do Miyasaki e outro sobre um novo livro de costura, que estou a adorar . Mas depois percebi que era all about the same. Juntasse-lhe eu sushi,  “a grande onda de Kanagawa” – que temos na nossa sala- o Lost in Translation – dos meus filmes preferidos- ou o Kill Bill  e fazia um post sobre tudo o que adoro que tem a ver com o Japão. Porque acho tudo espectacular. Mas vou destacar  o que marcou a minha semana:
1. Hayao Miyasaki

É, sem dúvida, o nosso realizador de animação preferido. Já tinhamos visto com eles o Castelo Andante e, ainda estávamos à espera da melhor oportunidade para lhes mostrar o fantástico “Viagem de Chihiro”. Temos aproveitado eles estarem de férias, e de estarem muitos dos filmes dele no netflix para os vermos todos juntos . Tem sido demais. Já vimos a “Princesa Mononoke” – o preferido da Luz, o “Totoro” – preferido do Benjamim, revimos o “Castelo Andante” – o preferido do Jacinto e “A viagem de Chihiro” – o preferido meu e do Francisco (e o mais extraordinário). Eles estão fascinados com estes mundos estranhos e mágicos, nós também, claro, a adorar rever estes filmes, tentado perceber com qual livro  se parecem mais (para mim a Viagem de Chihiro é uma mistura do Processo do Kafka com a Alice no país das Maravilhas)  e identificando-nos com os seus valores ecologistas  e relação com a natureza. Não sou muito de aconselhar nada a ninguém. Mas, neste caso, faço-o sem pudor. É beleza em forma de desenhos animados.
2. O livro de costura

Na verdade já há muito que oiço dizer que os livros japoneses, sejam eles de costura ou de tricot, são os melhores, os mais bem explicados e os mais bonitos. Mas, sobretudo por achar  não iria  perceber nada, nunca me tinha iniciado neles (apesar de ter uma amiga que vive no Japão e que já se tinha oferecido para mos enviar) e tinha apenas dois livros de costura: Um piroso e mal traduzido e outro que já fiz tudo o que lá havia. Chegou então o dia. Aconselhada por algumas destas costureiras fantásticas encomendei este livro.

É incrível a perfeição com que tudo é apresentado, sempre simples e lindo, os moldes perfeitos e as instruções tão bem elaboradas que nem é preciso saber coser, é só fazer o que eles mandam e já está!
Comecei por fazer este vestido para as duas meninas – é óptimo porque o livro tem 20 projectos, com bastante variedade para rapaz – o que é raro – e sempre com moldes para os 2,4,6 e 8 anos.

Já fiz estes dois vestidos, mas tenho muito mais coisas “na manga ” e a certeza de todo um novo mundo se abriu para mim. Directamente do Japão .

Anúncios

13 thoughts on “Do Japão 

  1. ai o Japão!! ❤
    tenho em Tokyo, vai para 6 anos, uma filha (a que me apresentou este seu blog) e duas netas "anglolusonipónicas" 🙂
    conto lá ir este verão… 🙂 …
    resto de boa semana (a 2ª feira já passou… e é quase 6ª ;)!)
    beijocasssss… ❤ …

  2. quanta indelicadeza minha!! 😦 esqueci-me de dizer que os vestidos estão um mimo! ❤ ❤ ah!… e ainda hoje, recebi uma foto das cerejeiras em flor… lindo! 🙂
    que o vosso oó seja doce ❤

    1. Vovó Maria é mãe da Sara? ☺️ gosto muito dela e é a amiga de quem falo… Está nos meus maiores sonhos viajar até ao Japão … Quem sabe um dia vá lá visitar as suas netas e a sua filha… 😘

      1. sou sim, minha linda! ❤
        foi a Sara quem me apresentou este seu blog, que eu sigo, religiosamente, com muita ternura ❤
        sei que ela ia adorar ter esta sua amiga por lá :)…
        força, querida Maria! 🙂 admiro-a imenso e à sua maravilhosa família.
        a sua filosofia e forma de vida, são as minhas.
        que coincidência, a amiga de quem fala neste post, ser uma das minhas filhotas! ❤ 🙂 ❤
        votos de dia generoso e 1000 beijocassss ❤ ❤ ❤

  3. Olá Maria,
    1º comentário no blog que sigo há já alguns (largos) meses pela enorme coincidência do post. Acabada de chegar de longe para confirmar as suspeitas: o Japão é, sem dúvida, a confirmação de beleza, respeito pelo outro e singularidade, como tal, daquele que era também um grande sonho.
    Já somos duas a ter “A Grande Onda” em casa… 🙂

  4. Maria,
    Subscrevo as tuas referências ao Japão.
    Há muito que utilizo os livros de costura japoneses e os esquemas são de compreensão acessível e por isso os tenho em japonês. Alguns podem ser comprados e folheados na loja da Rosa Pomar.
    Quanto ao Myasaki há mais um filme no netflix- As asas do Vento.
    E recomendo um filme de animação para adultos( apesar de o ter visto com os meus filhos) sobre a vida do mestre Hokusai, “miss Hokusai”, este não está no netflix…
    Os vestidos e os parkas estão amorosos.

  5. Boa noite 🙂 apesar de ser o meu primeiro comentário já sigo o seu blogue, diariamente, já algum tempo.. Para uma ‘naba na costura’ como eu, com um bebe de 19m, que livro aconselha para começar a fazer as primeiras peças de roupa para o meu rapaz?! Obrigada:-)

    1. Olá Joana! Eu não tenho muitos livros de costura mas dos 3 que tenho aconselho o costura de palmo e meio. Está em português e não muito bem traduzido mas tem varias coisas para bebe. Se precisar de alguma ajuda diga! Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s