De Meloa 

img_5808-1

 

Andava há muitos anos para comprar uma máquina de fazer gelados, mas sempre com muitas dúvidas se valeria ou não a pena. Na semana passada avancei, ainda um bocado renitente se seria mais um “trambolho” cá para casa. Mas não. Os gelados ficam óptimos e cremosos como nunca consigo se os congelar no congelador, mesmo  seguindo as regras todas.

Comprei a máquina na semana passada e já é o terceiro gelado que faço (e que desaparece no mesmo dia). Ontem resolvi fazer o meu sorvete preferido. Aquele que sempre que vou ao Santini escolho: Meloa (só no Verão, que no Inverno não há). E,  não desfazendo o Santini, o meu  ficou ainda melhor (vá, igualmente bom, mas como fui eu que o fiz sabe melhor!). Saboroso, fresco e cremoso.

Para eles resolvi por nos moldes de calipos que lá tenho em casa. E, embora ache que seja um bocadinho cremoso demais para um gelado de “chupa chupa” eles adoraram. E, mais houvesse, porque não sobrou nem um bocadinho.

A receita é tão simples que até tinha duvidas se fazia sentido partilhar aqui ou não, mas cá vai (esta agora está cá com a auto estima culinária…) :

Tirei a casca e as pevides a duas meloas – usei uma cantalupe e uma normal (?), não por nada de especial mas porque era as que tinha em casa. Triturei-as na liquidificadora e juntei o sumo de meio limão. No lume fervi 40g de açúcar  (talvez desse para fazer sem açúcar, as meloas era muito doces) com 200ml de água. Quando o açúcar se desfez, desliguei o lume, deixei arrefecer e juntei ao sumo de meloa.

 

Se não tivesse a máquina de gelados, esta mistura seguiria directamente para as formas de calipos, mas como tenho coloquei a mistura meia hora na máquina até ficar bem cremosa e com a consistencia de um verdadeiro sorvete. Nós, pais, comemos o gelado acabado de fazer. Para eles ainda coloquei nas formas e no congelador durante duas horas e, escusado será dizer que todos voaram.

Anúncios

One thought on “De Meloa 

  1. Sem duvida o meu sorvete favorito do Santini e da vida (seguido ao de avelã). Aqui nunca encontro às melosa laranjas e aromáticas como as daí. Muitas saudades desse verão! ❤️ Aproveitem pro min! ❤️

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s