Regresso (ou Be the Change)

Como já disse muitas vezes, aqui e aqui  – e noutros posts que não encontro – (e confesso que demorei muito a escrever este post exactamente por não querer ser repetitiva e a minha vida estar, neste momento, centrada no regresso e no recomeço) adoro começos e recomeços. Adoro estar de férias e vivo todo o ano para essas semanas mas, para mim Setembro tem um gosto muito especial. É um começo muito mais começo do que o “verdadeiro” começo do ano. Porque na verdade  houve alguma coisa que acabou. O Verão as férias, a “boa vida”. Com os miúdos tudo muda, uns mudam de ano, outros de escola, outros de ciclo.
Mas este ano o regresso vem diferente, as férias, onde costumo pensar e repensar na nova vida que aí vem, este ano deram-me uma sensação de vazio em que em nenhum momento fiz planos ou tive novas ideias. Então tem sido aos poucos e bem devagar que repenso e reorganizo novamente a nossa família e o regresso às rotinas.
Não estou em negação – de todo – as férias foram boas e longas e gosto do sabor deste regressar às rotinas. Estou simplesmente em lentidão. Espero que não se importem com este ritmo ( que é capaz de se manterpor uns tempos –  pelo menos até acabar os quatro livros da “Amiga Genial”).
Mas devagar se vai ao longe, lá diz o ditado, e os dias passam e a minha cabeça reorganiza-se e enche-se de ideias para o novo ano lectivo. E também algumas mudanças. Vou falar de algumas delas muito em breve mas hoje, vou falar da primeira. Ou talvez a principal:
Vamos levar (ainda) mais a sério a questão do desperdício ZERO. Apesar de sentir que cá em casa já nos centrávamos nesta questão, a tendência natural é alguma acomodação: “nós já fazemos imensa coisa”. Mas não. Há sempre mais que podemos fazer.
Embalagens, embalagens, tudo é uma embalagem – quando é que os supermercados se mentalizam que isto tem de acabar?
Vai interferir na nossa, já tão bem organizada, rotina. Vai. Há passos que vamos ter de os dar de outra forma, há coisas que vamos ter de deixar de consumir e outras onde vamos ter de investir mais um bocadinho. (ainda assim estou a pensar organizar um manifesto para o Pingo Doce começar  a vender a granel)
É então com o maior orgulho que mostro este blog da minha amiga Maria, grande companheira dos nossos crafts , que é exactamente sobre esta temática. Estar e conversar com ela já me dava imensa motivação para novas mudanças mas assim confesso que estou com o trabalho mais facilitado porque a Maria vai dar-nos imensas dicas e truques para podermos reduzir a quantidade de lixo o máximo possível ou o mínimo dispensável – dependendo do grau de empenho de cada um.
Vamos lá todos tentar mudar um bocadinho como o próprio blog diz, citando o Ghandi – Be the change you want to see in the world”.
Anúncios

4 thoughts on “Regresso (ou Be the Change)

  1. Alinho nesse manifesto para o Pingo Doce! Já várias vezes pensei em mandar-lhes um mail a pedir que, pelo menos os legumes e fruta não viessem embalados… Vou estar atenta ao blog da Maria.

  2. Boa Maria, nunca é demais lembrar, desperdício Zero! O Blog é interessante, boa partilha.
    Às vezes penso: “Mas esta família (a vossa) já faz tanto!!…” Por aqui estamos mais longe das vossas conquistas, mas já vamos fazendo ;-), mais empenho, é o que é necessário!
    E sim, fico doida e barafusto lá por casa com a quantidade de plásticos e embalagens que se acumulam, e isto em dias, nem sequer numa semana, apenas um par de dias… ando sempre com sacos para reciclar, (costumo dizer que pareço as velhotas LOLOL). Mas a questão é mesmo esta, devemos agir. Assinarei esse manifesto “Pingo Doce”.
    Bons recomeços, os nossos serão certamente um misto entre o frenético dos mais velhos e a doçura da chegada da nossa miúda mais pequenina 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s