Da minha mãe


Se há coisa que tenho pena na minha vida – e eu que não sou de querer voltar o tempo para trás – é de não ter aprendido as artes das minhas avós.

Na altura que ainda as tinha não ligava a estes saberes (ou achava que éramos todos eternos e que tinha a vida inteira para os aprender). A minha avó paterna, para além de ser uma excelente tricotadeira também costurava  – já para não falar que tinha uma
Singer antiga, linda e que eu não fiquei com ela (nem sei bem o que lhe aconteceu). A minha avó materna fazia os tapetes de Arraiolos mais bonitos que alguma vez vi. Bordava também lindissimos panos e almofadas em ponto de Castelo Branco. Para além disso (e muito mais: tinha 15 filhos…) era uma excelente cozinheira e ainda melhor: uma excelente DOCEIRA. Ora bem, na maluqueira da adolescência, não me interessei por nada disso, achei
que daí a uns anos, teria tempo de aprender todas essas artes. Mas não. Infelizmente não cheguei a tempo.
Mas nem tem tudo é triste. Ainda tenho muito que apreender com a minha mãe, sobretudo na cozinha.
Ora então passo a explicar o porquê deste post: a minha mãe herdou da sua mãe (minha avó, portanto)  a arte de bem cozinhar e, para além disso, é também uma excelente doceira e  faz uns doces, pequenos, simples e requintados aos quais se dá o nome de “Lérias”. Este doce consiste, nada mais nada menos do que num delicioso doce de ovos – daqueles que já ninguém faz-, fino e cremoso dentro de uma meia lua de folha de obreia (mais conhecida por folha de hóstia).
Entretanto, depois de muito nos deliciarmos com as lérias na nossa família, todos concordámos que seria puro egoísmo da nossa parte guardar este doce só para nós. Por isso, já a alguns anos que a minha mãe as vende – nalgumas lojas e também mediante encomenda.
 A minha mãe tem o mesmo nome do que eu pelo que, às vezes há  quem pense que quem faz este ma-ra-vi-lho-so doce sou eu. Mas não (embora  conte aprendê-lo bem depressa).
De ano para ano o sucesso tem vindo a aumentar  pois para além de serem uma delícia ficam lindas e apetitosas em qualquer mesa. E claro, ainda melhor na mesa de Natal.
Para encomendas e mais informações, espreitem aqui .l
Anúncios