O miúdo
10 anos são 10 anos. É ver o futuro que há muito esperávamos e imaginávamos a começar a transformar-se em presente. 10 anos é vida dele toda. 10 anos é a minha vida quase toda.
Se me pedirem que o descreva num adjectivo, sem hesitar digo “doce”. Porque é o que ele é. Se pedirem que o descreva num substantivo, sem hesitar digo “futebol”. Porque é para isso que ele vive. Se quiserem um verbo “crescer” é o que mais rapidamente me surge. Porque é isso que ele não pára de fazer…
Se me pedirem uma emoção “amor” será sem hesitação. Porque é ele, o nosso miúdo. O nosso primeiro amor.
A festa
“Mãe, já sei o que quero fazer nos anos. Quero ir ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota com os meus amigos”
Claro que, depois de quase um ano a falar numa tal de kidzania, esta mudança (radical) deixou os seus pais felizes e orgulhosos que rapidamente se puseram a organizar a excursão.
Conheceu este museu com um primo nosso que o levou lá no Verão passado. E adorou – é sôfrego por tudo o que trata de História, sobretudo História de Portugal (sou analfabeta ao lado dele).
Então lá fomos. Nós, ele, quatro amigos, dois irmãos, três primos, dois tios e uma avó, rumo à Batalha.
A música
Para cá viemos a ouvir o relato do Benfica – mais um presente que este meu (desde sempre obcecado pelo Benfica) filho teve.
Para lá fomos a ouvir música, escolhida por ele.
“Jacinto, escolhe os discos que queres ir a ouvir na viagem – a viagem é longa- ”
Os Capitão Fausto (é muito fã, como eu!), Xungaria no Céu (um clássico familiar) e por fim Sam the Kid. A meio da viagem, ao ouvirmos este último disco lembrámo-nos que foi este o disco que levávamos no carro quanto saímos da maternidade, há 10 anos atrás. Quando éramos três pela primeira vez.
Gostei da coincidência. Ou não é coincidência?
O filme
Pareceu-nos egoísmo, comermos a nossa pizza de domingo sem o aniversariante pelo que, aproveitamos que gostávamos de ver “O Capitão Fantástico” com ele e é assim que vamos terminar o seu dia e começar o seu novo ano.
Muitos parabés!
Obrigada Ana!! Boa semana!
Tão Lindo!!! Muitos Parabéns a todos Família Linda!!! 🙂
Obrigada Alexandra! Beijinhos e boa semana!!
Grande Jacinto do meu coração ❤️que tenhas uns 10 anos maravilhosos
Muitos parabéns por esta primeira década de vida: a primeira do Jacinto e a primeira dos pais (enquanto pais). Acho que constroem experiências maravilhosas com os vossos filhos, isso reflecte-se nas escolhas deles. 🙂 Parabéns e que venham “muitas mais décadas cheias de boas recordações.