Sempre que podemos aproveitamos o primeiro domingo do mês para conhecer um museu.
Claro que nem sempre nos lembramos, nem sempre dá e nem sempre nos/lhes apetece. Mas, apesar de tudo, já temos uma boa coleção de museus visitados.
Hoje foi dia de conhecer o Museu de Etnologia. O edifício em si é para lá de espectacular (pelo menos para mim que tenho um fascínio pela arquitectura dos anos 60/70) pelo que, só andar cá fora a rondar já é um programa.
Lá dentro, as peças são incríveis, apetece levar todas para casa – sempre adorei objectos étnicos e, neste momento só não temos mais por algum pudor em encher a casa de objectos quando apregou-o um estilo vida “menos é mais” e ‘bora lá destralhar e ter uma casa simples (ou será só porque já não temos onde enfiar mais quadros / máscaras/ estatuetas?). Enfim, confesso que hoje, quando saí do museu apeteceu-me redecorar a nossa casa com temáticas mais étnicas e fazer uma casa inteira ao estilo de Bali, Timor ou da Amazónia.
Para além das peças e da arquitectura, o próprio espaço lá dentro é lindo e sentimo-nos dentro do livro Alexandra Alpha do Cardoso Pires (um dos meus preferidos dele). A única coisa foi que achámos que, apesar de tudo, podia haver um maior investimento na explicação e contextualização de cada peça.
Para além da colecção permanente está neste momento também uma exposição temporária sobre Timor – terra pela qual eu tenho um fraquinho muito grande – pelo que foi um grande bónus surpresa quanto lá chegámos: Uma sala com imensas fotografias, objectos, e maquetes de casas timorenses – de tal forma bonitas que ficámos a pensar se conseguiríamos replicar algumas delas no nosso jardim.. e eles até as queriam trazer para brincarem com os seus playmobiles lá dentro.
Claro que, quando cheguei a casa, lá vinha com as cenas étnicas na cabeça que fui pintar o frigorífico às riscas pretas e brancas, inspirada na zebra que tinhamos visto no museu !
em 2017 os museus voltaram a ser gratuitos todos os domingos e feriados até às 14h, por isso agora é aproveitar sempre que apetecer! 😉
Olha, que boa noticia! Não fazia ideia!!
Seria para entrar em vigor a 1 de Janeiro, mas ainda está por regulamentar essa medida por causa da não discriminação entre cidadãos nacionais e europeus. Estou ansiosa que entre em vigor… às vezes esquecemo-nos ou não dá mesmo no 1º domingo!!
http://www.tsf.pt/cultura/interior/reposicao-dos-museus-gratis-aos-domingos-ainda-sem-data-definida-5625771.html