ACTUA (ou Be the Change parte 2)

Quando em Setembro escrevi este post, a minha cabeça passou a estar mais focada, não só em pequenos gestos no dia-a-dia, como também em pensar  gestos maiores e que tenham maior alcance e impacto fora de nossa casa e da nossa família.
Temos de mudar o mundo, não há dúvida. A mudança começa em nós, também não há dúvidas. Mas, há muito, muito mais a fazer. E, felizmente, cada vez mais gente a fazê-lo.
Lá em casa já tenho os meus filhos a, de vez em quando perguntarem,   ao fazerem não sei o quê “se estamos a fazer bem ao nosso mundo?”, a dizer aos amigos “lá em casa não usamos plásticos porque somos ecologistas” e a ficarem impressionados com pessoas que não fazem reciclagem.  Eu, da minha parte, acho sempre que não é suficiente e continuo a tentar mudar mais um bocadinho.
E gosto de ver  aquilo  que está  a acontecer.
Todos os dias olho para estes postais (que me deram numa noite  de ECO-LÓGICA organizada por esta Associação onde a minha amiga Rita partilhou tanta coisa boa) que temos na porta do frigorífico para me certificar que consigo cumprir com estas  regras básicas e tão simples. Enfim, uma das mudanças sugeridas do neste postais change4theplanet é “ACT NOW”. E isto tem me dado uma motivação incrível e fico taõ feliz ao ver o que tem acontecido. Se ACTUARMOS acontece A MUDANÇA. Ponto.
Fizémos há 2 semanas esta limpeza de praia – que foi espectacular- e aproveito para informar que a próxima será no domingo do dia 23 de Abril (para os interessados que se queiram juntar e que ainda não enviaram o contactos, mandem por favor mail para mariacordoeiro@gmail.com que damos todos o pormenores).
Penso – e é assim que explico aos meus filhos – que cada pedaço de lixo caído no chão  da natureza é como um arranhão no planeta Terra que está todo ele muito ferido. Vai ser dificil sará-lo, vai, mas se o ajudarmos a desinfectar cada feridinha , ele vai-se sentir muito melhor.
Claro que, para eles esta analogia tem um grande impacto, como também tem quando lhes digo que qualquer dia não há peixes no mar por causa de todo o lixo que por lá anda (sendo que isto não é uma analogia mas sim uma realidade).
Agora, imaginem o orgulho dos nossos filhos quando receberam um mail como este:
Queridos amigos Jasmim, Ben e Jacinto,
queridos afilhados Luz e Vicente,
 
Ouvi dizer que estiveram no passado Domingo na praia a apanhar lixo na areia e nas rochas.
 
O lixo, em especial os plásticos, são muito maus para a saúde de todos os animais. O vosso trabalho foi, por isso, muito importante. De certeza que a praia ficou linda, sem lixo no chão!
 
Espero que as pessoas que não deitam as embalagens no ecoponto vos tenham visto a apanhar o lixo que elas fazem. Devem ter ficado cheias de vergonha do mal que fizeram e, para a próxima, vão pensar melhor e irão separar o lixo para os respectivos contentores.
 
Esta ideia de se apanhar o lixo para ajudarmos os animais a viverem melhor, é óptima. Avisem-nos quando forem outra vez para (…) nos juntarmos para ajudar.
 
Pelo bem que fizeram a toda a gente e aos animais, muito obrigado.
 
Muitos beijinhos,
 
tio Cunha.”

Soubemos também deste  grupo que não pára,  e a quem nos vamos juntar também que tem organizado acções semanais de limpeza de praias, matas e florestas. Espreitem aqui e juntem-se a eles também!
Depois, temos  também pessoas à nossa volta que têm iniciativas  espectaculares, como este Mercado de Trocas “traga o que já não usa, leve o que lhe faz falta” que tem o objectivo primordial  promover a prática da Reutilização  – tão importante quando se tenta implementar as boas práticas ambientais.
 Para saberem mais sobre esta iniciativa, espreitem aqui. Eu vou lá estar, claro (seja para aplaudir a iniciativa, para ajudar se for preciso e… para trocar alguma coisas também!)
Enfim. A mudança está acontecer e, todos juntos, vamos tratar e cuidar o nosso planeta ferido.
Que bom que estamos juntos nisto!
Obrigada
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s