Quando há uma horta


O fim de semana previa-se quente e a ideia era rumar a praia assim que pudéssemos. Por isso, mal conseguimos estar prontos no sábado (o que implica o nosso futebolista de 10 anos despachado dos seus compromissos de profissão) avançámos – como se de verão se tratasse: Fatos de banho (e encontrá-los?), protectores, baldes, lancheira, guarda-sol. 1 filhos, 2 filhos, 3 filhos, 4 filhos.

E valeu o esforço, porque estava um dia mesmo como se de verão se tratasse. Vingámos o inverno que passamos longe dos banhos de mar. E que bom que foi. E cheio. E quente. E divertido. 

Mas o domingo teve de ser pelo jardim. Porque quando se tem uma horta, por mais pequena que ela seja, tem de se fazer alguns esforços. Sobretudo na Primavera. Sobretudo em Abril. Sobretudo no primeiro fim de semana de calor.

Foi dia de arrumar. Foi o dia de pôr na terra algumas das plantações iniciadas em fevereiro no interior, já fortes e com menos frio, de certeza que estas plantinhas já se vão aguentar bem lá fora. Abóboras, tomates, acelgas, espinafres, aipo, mangericão, pepinos e pimentos:

Depois de revolvida a terra e enriquecida com quilos do nosso composto, ainda lhes fizemos uma “mantinha” com folhas secas para se sentirem mais confortáveis. 

Mas, passar um dia no jardim é tudo menos aborrecido. As nossas traseiras não são um parque infantil mas dão pano para mangas! Entre um almoço de sanduíches, apanhar nêsperas saborosas da árvore do vizinho e baloiçar na rede onde a mãe queria dormir um pouco ninguém pára quieto. Entre as futeboladas dos rapazes e as papinhas de pedras e folhas das meninas o dia passa depressa… e é fácil esquecer a praia. 

Mas  o momento alto foi, sem duvida, observar as aranhas, minhocas, bichos da conta e milhares de outras espécies de insectos que vivem no fundo da nossa caixa de compostagem. 
Lembrei-me de partilhar aqui convosco uma entrevista sobre esta nossa caixa mágica, que passou há uns tempos na Antena 1. 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s