Limpar a areia com banhos de sol 


Foi uma limpeza que se tornou num dia de praia bestial. Quando foi decidido o dia não havia a  previsão de um Abril tão solarengo, pelo que esta seria a última limpeza de praia para que, nos meses seguintes, pudéssemos seguir com esta missão em matas, parques e florestas. Ora bem, em dia marcado não se mexe, pelo que, apesar do sol, do calor (e da ressaca) às 10.15 já estava eu na tal Praia da Saúde (praticamente com a praia só para mim). Estandarte em punho, chapéu de sol, luvas e sacos e estava pronta para começar. Não tardaram a chegar os primeiros companheiros de limpeza (e o sol cada vez mais quente). E apesar dos banhos, conversas e brincadeiras nunca esquecemos o propósito que nos levou a estarmos todos ali, naquela praia, àquela hora, naquele dia. 

E houve uma coisa me deixou particularmente contente: todos (fomos poucos mas dos bons!) temos  o nervoso miudinho de espalhar a mensagem e sensibilizar, sensibilizar, sensibilizar. Isto não é nosso,  certo ? Estamos cá de empréstimo e o mínimo que podemos fazer por respeito a este planeta que nos acolhe é pôr consciência  ecológica em tudo o que fazemos, porque somos nós também quem está a estragar isto tudo  e por isso nunca é demais lembrar:  A mudança começa  em nós. E, por isso, fico sempre feliz quando me rodeio de pessoas que lutam pela mesma causa. 

Desta limpeza destaco três curiosidades e particularidades: 

1. O grau de sensibilização que as crianças ficam com estas acções, é talvez até mais importante do que a limpeza em si. Nunca mais um miúdo volta a olhar para um papel, cigarro ou plastico no chão da mesma forma.

2. As pessoas em volta olham, percebem e tenho a certeza (terei?) que, para a próxima pensam duas vezes antes de deitar o pau do gelado na areia. 

3. O eterno mistério dos cotonetes… será mesmo verdade que vêm do esgoto? É que os encontramos aos milhares! 

Enfim, obrigada a todos os que vieram, foi espectacular!! Apanhamos uma boa dose de lixo daquele areal.

No próximo mês espero que sejamos ainda mais. Mas, não se esqueçam : vai haver uma mega  limpeza da Brigada do Mar que vai estar a limpar em várias praias do país. Gostava mesmo muito que pudessem dar o vosso contributo a este grupo espectacular pois são precisos muitos voluntários. Inscrevam-se aqui

Eu já me inscrevi!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s