Parabéns Seismaisdois!

Fez agora este mês (no mês passado mas  quando comecei a escrever este artigo ainda era Outubro ….) quatro anos que existe este blog.
Tem mudado muito o papel que ele tem na minha vida e é sobre isso que vos gostava de escrever hoje:
Este blog surgiu do pedido de alguns amigos que achavam graça a algumas dinâmicas que tínhamos cá por casa . Começou com  um registo quase diário – uma estafadeira – e, quase tudo, o que fazia partilhava por aqui. Era um blog  muito mais centrado no fazer. Massa fresca e os cereais da força foram dos primeiros posts publicados ainda nesse registo. Quem me lia eram sobretudo amigos e conhecidos. Não sabia muito bem que caminho ia este blog seguir mas gostava da ideia de ir partilhando com o mundo aquilo que fazíamos.
Para mim é, agora, estranho ler posts dessa altura. Parece que não sabia bem o que queria e que ainda não tinha encontrado um tom. Fotografias péssimas, desfocadas e os textos com muito pouco conteúdo. É um bocadinho como olhar para uma fotografia nossa no Inverno de 1995. Uma roupa demodé, má cara e o cabelo com uma franja sem nexo. Na altura achávamos que estávamos bem. Depois percebemos que nem por isso. Apesar de tudo era muito mais simples e ao mesmo tempo mais investido. Mais honesto e ao mesmo tempos mais imediato. Mais rico e ao mesmo tempo mais íntimo.
Mais tarde comecei a perceber melhor  o meu caminho.   A família cresceu e o nome mudou (de cincomaisdois passou (passámos)  a seismaisdois.  Comecei a ter um gosto muito grande pelo acto de escrever por si só. Comecei a sentir-me  bem a reflectir sobre isto e aquilo. Sobre ser mãe, sobre o planeta ou sobre o fim-de-semana. Arranjei um novo telefone o que fez com que as fotografias melhorassem a sua qualidade. Parecia que já tinha encontrado o “meu” tom (e o meu filtro). Textos curtos. Muito coração, pouca cabeça. Fui ganhado leitores muito queridos e amigos e o entusiasmo aumentou. Apetecia-me partilhar tudo o que fazia e ao mesmo tempo pôr em cada artigo tudo o que eu era, tudo o que eu sentia. No dia 9 de Abril de 2015, fazia a Jasmim 6 meses e partilhei um texto, escrito à pressa na sala de espera das Finanças mas, apesar disso, muito sincero e sentido que quase chorei quando o reli – o estado da lamechice   (estava de regresso ao trabalho depois da licença de maternidade e por isso extremamente sensível.. ) Os leitores gostaram.  Partilharam esse texto e, durante uns dias o seismaisdois, habituado a um número amoroso de leitores viu as suas estatísticas atingirem números astronómicos. Comentários a cair  a todo o minuto. Mails a toda a hora. Senti-me uma verdadeira estrela de holliwood . Ego em bala. Tripliquei  (quais quê oitipliquei!) o número de seguidores.
Com o blog tão concorrido e falado comecei a receber algumas propostas disto e daquilo. Tive uns dias a achar que até podia fazer disto vida. Registei o domínio seismaisdois.com. Mas, rapidamente percebi que não era bem assim.
As propostas que recebia eram em  troca de produtos e, raramente produtos  que sentisse que me fizessem falta (onde andaram as lojas de tecidos nesta altura!!?) Também, rapidamente voltei a ter um número normal de seguidores e leitores. Maria, a pipoca mais doce não durou mais do que duas semanas. Rapidamente larguei o deslumbramento e percebi que isto de ser blogger não era para mim. Na verdade este foi, para mim,  o maior momento de viragem no seismaisdois: Deixei de ter qualquer vislumbre de negócio ou de qualquer futuro de vida nesta plataforma. E senti uma liberdade enorme. Escrevo quando estou inspirada ou quando sinto que tenho alguma coisa para dizer. Raramente me interesso pelos números que aqui tenho e quando o faço é só por mera curiosidade ou para ver se tenho comentários para responder. Falo sobre o que quero e até já usei palavras menos bonitas. Já mostrei  o meu lado menos cor de rosa e até tive um texto que tive de apagar por ter tido demasiados visitantes para o meu gosto. (Mas que até deu resultados)
Este blog continua a ter um lugar muito muito especial na minha vida. Faz me perceber que gosto de escrever. Faz me sentir que tenho um registo para a vida  destes melhores anos que estamos a viver. Faz-me pensar, obriga-me a reflectir  e a ser activa em várias frentes. Do blog surgiu um livro, várias amizades e novos projectos.
Adoro todos os meus leitores sobretudo os que comentam e que não se zangam de eu nunca responder (mas leio e adoro todos). Continuam a vir cá, apesar de eu vir cá tão pouco. Adoro saber que tenho um espaço, público onde posso partilhar tudo o que eu quiser, mas que não traz com ele qualquer tipo de obrigação. Se houver tempo, escrevo, se não houver não escrevo. Se tiver tema partilho. Se não tiver tema não partilho. Ter a certeza que não  tira tempo nem à família, nem ao trabalho. Cada um no seu lugar e um blog, é um blog.  Na verdade o seismaisdois é mesmo igual a mim. Com muita energia mas sem compromissos. E é nessa liberdade que consigo manter viva a chama de um blog que apesar de ser um blog  é só um blog.
Parabéns seismaisdois. I love you.

 

Anúncios

20 thoughts on “Parabéns Seismaisdois!

  1. Maria, a Maria 😀
    É isto mesmo que faz do blog o que ele é: tão simples mas tão profundo, a levantar os standards aos píncaros mas tão verdadeiro e humano, que cumpre o seu objetivo em si mesmo. Continua, Maria, és uma inspiração – mas uma inspiração alcançável e verdadeira!!
    Parabéns! Um grande beijinho e boa semana

  2. Muitos Parabéns pelo Aniversário! Querida Maria, continua a inspirar-me e a todos os que acompanham a tua vida como mulher, mãe e cidadã empenhada num futuro melhor para todos nós. Um grande beijinho!

  3. Parabéns Maria 😉 Continuo a querer que me adotes e acredita que em muitas coisas da minha vida, no supermercado, nos fins-de-semana, tenho uma pequenina Maria Cordoeiro no meu ombro direito a fazer-me mudar opções das compras, dos produtos, das atitudes. E isso, na minha perspetiva, vale mais do que qualquer número gordo de leitores!

    Bjinhos (que um dia venhamos a ter amigos em comum e aponto-me com a Ana Jacinto para a Cena!)

  4. Muitos Parabéns 🎉🎊🎈 Adoro o blog, os temas, a forma como escreve, o modo de vida, as fotos, tudo me inspira. Costumo colocar likes, raramente comento, mas hoje achei que o devia de fazer, para agradecer, com um grande Obrigado. Obrigado também à minha ex colega Maria Cordoeiro por ter-me dado o conhecimento do blog 😄

  5. É por isto mesmo que gosto de “te ler” Maria! Nós lá em casa somos 6 (não temos o mais 2), gosto das vossas “actividades”, da vossa estafadeira, da tua sinceridade e a forma despretensiosa de escrever e principalmente de não venderes nada (!!!), a não ser um estilo de vida em família, que também é o nosso conceito de vida! Beijinho, de uma mais ou menos desconhecida, Joana.

  6. Muitos parabéns seismaisdois!!!! De facto o blog da verdade o que mais me identifico da “blogosfera” o que mais mudou a minha e a vida da minha família… – Mãe, isso foi que aprendeste naquele blogue da senhora que tem os quatro filhos loiros?! – pergunta já a mais velha sempre que venho com uma nova mudança.
    Abraços e muita força nessa empreitada que é a vida!!

  7. Maria,
    Quando descobri o seis mais dois (e adorei) não fazia ideia da coincidência que iria descobrir a seguir! 😉 Gosto tanto das tuas partilhas e das dicas que sugeres, apesar de haver um dia em vossa casa em que acho que fazes magia… é o dia em que fazes as bolachas, os cereais, as sopas e os iogurtes! (Já não sei se estou a confundir os posts, mas é um dia em que fazes mesmo muita coisa, ufa!) como é que consegues?! Beijinhos e viva o seis mais dois!

  8. Olá Maria,
    Esta é a minha estreia em blogs :), mas identifico-me tanto que não quero deixar passar este comentário. Muitos parabéns pelo blog genuíno, não é assim tão frequente, e por isso é tão bom vir cá e ler um artigo novo ou reler um antigo quando não há novos… ou simplesmente ver as princesas vestidas de igual e perceber que eles nos ultrapassam com a sua simplicidade! Sou fã desde que o livro chegou a casa e o li em 2 noites (só o deixei para uma 2ª noite para que não acabasse tão depressa, de tão feliz que fui a lê-lo !!). Muito obrigada pela partilha de tudo, sobretudo dos meninos e das meninas, são lindos e lindas. Seismaisdois FOREVER!!! ou setemaisdois… 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s