Tradições de Natal

img_3825lerias 2lerias 3lerias 4

Se há coisa que gosto neste mês de Dezembro é ter tradições que se repetem e que criam em nós memórias aconchegantes do mês do Natal. Felizmente, tenho várias lá em casa.

Desde enfeitar toda a casa no dia 1 ao som de canções natalícias, fazer pelo mês fora broas de mel e  bolachinhas.  Enfeitar e enviar pelo correio postais de Natal aos amigos. Escolher um dia frio e sem chuva para dar um passeio a pé à  noite pela cidade, ver as luzes de Natal  e do cheiro do Inverno pelas ruas enfeitadas. Escrevi sobre o nosso Natal na revista deste mês “Parentalidade Positiva” dêem uma espreitada  aqui.

Mas claro que, com o Natal a chegar há uma coisa que nunca pode faltar na nossa mesa. As lérias da minha mãe. A minha mãe herdou da sua mãe (minha avó, portanto)  a arte de bem cozinhar e, para além disso é também uma excelente doceira e  faz uns doces, pequenos, simples e requintados aos quais se dá o nome de “Lérias”. Este doce consiste, nada mais nada menos do que num delicioso doce de ovos – daqueles que já ninguém faz- fino e cremoso dentro de uma meia lua de folha de obreia (mais conhecida por folha de hóstia).

Felizmente que, desde há uns anos que não somos a única família a poder usufruir de tal iguaria, pois depois de muitos anos a  deliciarmo-nos com as lérias na nossa família,  concordámos que seria egoísta da nossa parte guardar este doce só para nós. Por isso, já a alguns anos que a minha mãe as vende – nalgumas lojas e também mediante encomenda. (!!!)

 A minha mãe tem o mesmo nome do que eu pelo que, às vezes há  quem pense que quem faz este doce sou eu. Mas não (embora  conte aprendê-lo bem depressa).
De ano para ano o sucesso tem vindo a aumentar  pois para além de serem uma delícia ficam lindas e apetitosas em qualquer mesa. E claro, ainda melhor na mesa de Natal.
Para encomendas e mais informações, espreitem aqui .
Anúncios

One thought on “Tradições de Natal

  1. Gostei do artigo da revista 🙂 Só uma pergunta, que marca de café é que bebes? Estou a precisar de energia redobrada. Decidi-me a fazer umas prendas de natal, mas chega a noite e estou pra lá de Bagdad… 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s