Clube de leitura Slower

Passei muitos anos a dizer que não tinha tempo para ler porque isto de ter filhos e isto e aquilo. Até que, no ano de 2014 comecei a ler a trilogia milennium “Os homens que odeiam as mulheres” e, como que por magia, o tempo para ler começou a aparecer. Qualquer minutinho livre era uma desculpa para adiantar mais um parágrafo. Enquanto esperava que a massa cozesse, enquanto ia à casa de banho. Quando chegava mais cedo a algum lado ou quando esperava por uma consulta. Antes de dormir marchavam mais quatro ou cinco páginas. E, em 2 meses li estes três livros inteiros. Sim, sim… não vamos exagerar… obviamente que não voltei, nem de perto nem de longe, a ter o ritmo e os tempos de adolescente a devorar um livro num par de dias.

Ainda assim, acho que é um hábito que devemos manter, não só por uma questão de cultura geral mas também por uma questão de sanidade mental. E, na verdade, a busca de um “viver mais devagar” devia trazer sempre consigo a procura intrínseca de mais tempo para ler. Tentarmos trocar um scroll no Instagram por cinco minutos de livro. Trocar uma espreitada no facebook por três páginas de livro. Trocar um episódio de uma série por um capítulo ou dois na nossa leitura. E, nunca adormecer sem umas linhas de um livro – há sono mas há sempre espaço para um parágrafo ou dois.

Na verdade, esta conversa toda é só para vos propor que se juntem a nós no Clube de Leitura Slower. E o que é o Clube de Leitura Slower? De três livros selecionamos um. Temos cerca de um mês, um mês e meio, para o ler. E, no fim desse tempo, reunimo-nos numa noite agradável, num sítio simpático, com a companhia de um bom vinho – ou de um chá como será o meu caso nos próximos meses. Falamos sobre o livro, aprofundamos o livro. Na verdade, a ideia não é ter um guião de perguntas e respostas, embora ele possa existir para orientar, mas uma conversa que flua. Imagino que acabemos a falar daquilo que nos apetecer, daquilo que o livro despertou em nós, o que sentimos. Depois, aproveitamos o embalo e escolhemos o livro para o mês seguinte.

O PRIMEIRO LIVRO
Lançado o desafio deixo aqui as três propostas de livros para esta primeira volta. Livros que ainda não li e que estão na minha lista de livros para ler.

· Sei porque canta o pássaro na gaiola, Maya Angelou
· Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector
· A insustentável leveza do ser, Milan Kundera

Gostava de saber quem se quer juntar para escolhermos e começarmos as nossas leituras asap – estou a acabar o meu livro, preciso de saber rapidamente qual será o próximo!

COMO ADERIR
1. Envia um e-mail para o ola@slower.pt ou comenta neste post até 15 Maio.
2. Dos livros sugeridos, indica o teu preferido.
3. Será enviado um email com livro mais votado, o que iremos ler.
4. Junta o hashtag #clubedeleituraslower às tuas partilhas.

Se quiserem sugerir o clube a alguém que não seja leitor do Slower estejam à vontade e inscrevam também o vosso amigo ou amiga.

Até já!
Maria

Anúncios

5 thoughts on “Clube de leitura Slower

  1. Ótima ideia, mas eu que sou do Porto fico de fora 😔 propunha uma reunião via skype (acho que é assim que se escreve) para eu poder fazer parte do grupo 😄 estou a brincar, o contacto pessoal é muito bom e importante. Mas se eu vivesse em Lisboa iam ter de “levar” comigo 😂 Beijinhos

  2. Olá Maria! Também acho uma ótima ideia! Voto no livro: A Insustentável Leveza do Ser. Nunca li e gostava! Quem sabe não é desta? (Mas se o mais votado for um dos outros 2, alinho na mesma! ) Beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s