E já é segunda feira outra vez

Demorámos muitos anos  a perceber o nosso ritmo de fim de semana ideal. Sobretudo demorámos muito tempo a aceitar que, ao Sábado não conseguimos sair cedo pela manhã. Assumir esta incompatibilidade foi meio caminho para a felicidade.
Na verdade  querer apressar o ritmo para não perder o sol nem o ar puro apressando toda a família no primeiro dia de descanso, sem aproveitar um bocado de ronha é meio caminho para o fim de semana nos escorregar das mãos.
Procuramos um equilíbrio que nos permita fazer tudo  sem stress, sem discussões,  e com cinco filhos em idades diferentes. Então, deixámos de acreditar que conseguimos “meter o Rossio na Betesga”. E tirámos um bom peso de cima.  Mas como?
Sexta à noite é dia de deitar tarde, ver filmes, jogar jogos,  jantarada de amigos, o que quer que seja, é noitada para todos.
Sábado de manhã, percebemos com a vida (e com os filhos) que não vale a pena fingir  que vamos conseguir sair de casa cedo. Nem cedo nem tarde, Sábado de manhã é para ficar na ronha bem merecida e contrariar o “vai-te vestir” “despacha-te estamos com pressa” que temos na correria dos dias.  Sábado de manhã cada um faz o que quer. Eu trato das panquecas Eles tratam do que quiserem.
Sábado à tarde (abolimos as sestas) aí sim já é hora de sair sem ter hora para voltar. Praia, piquenique, festas de anos. Passear, almoçar, visitar os avós, os tios ou os primos. Ir ao cinema, ao parque ou ao futebol. O dia ainda é longo -sobretudo sabendo que não há horas para voltar.
Outra descoberta, para que a semana não comece  logo aos trambolhões é, ao Domingo, fazer EXACTAMENTE ao contrário de Sábado: sair cedo (ou cedo qb para um dia bem aproveitado) e voltar a casa cedo. Com tempo para ter tempo de organizar a semana que  vai começar, fazer trabalhos, catar piolhos e arrumar a casa, estudar, preparar a pizza e dar banhos, organizar mochilas, (tentar) deitar  cedo e já é segunda-feira outra vez.
Com o tempo e com os filhos, percebemos que é tudo sobre desacelarar e aproveitar o que o fim de semana de (apenas) dois dias pode oferecer. Começar tarde o sábado de rua e acabar cedo o domingo de rua. Isto porque, para nós, aproveitar a casa sem pressa é tão importante como aproveitar o sol depressa.
E vocês? Qual é o vosso ritmo de fim de semana?

 

IMG_5134IMG_5188IMG_4461IMG_4108IMG_5141IMG_5147IMG_5149IMG_5177IMG_5175IMG_5094

3 thoughts on “E já é segunda feira outra vez

  1. Maria.
    Tenho seguido o seu blog. Só lhe quero dizer que tenho a maior admiração e fascínio pela sua vida familiar. Acho que raros casais têm essa energia, essa dinâmica, esse entusiasmo pela vida. Penso que está a construir um futuro maravilhoso para os seus filhos que nunca mais irão esquecer todas as experiência e exemplo.
    PARABÉNS a si e ao seu marido que sei, pelo seu pai, que também pinta lindamente.
    Eles devem ter um enorme orgulho na filha que têm, e não é para menos.
    Os valores, referências e o estilo de vida familiar que trilharam em conjunto são um manancial para o futuro.
    Continuem e que Deus vos ajude.
    Uma grande admiradora
    Isabel Murteira França

  2. Bem, que grande lição!! Aqui somos 3, a caminho dos 4, e a expectativa pelo fim de semana é sempre tão grande que geralmente sai furada e acaba em discussão (e grande frustração minha!). Ainda não encontrámos o nosso ritmo.
    Beijinhos, ainda bem que estás a voltar 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s