Cinco filhos parte 1

É verdade que somos muitos cá em casa, mas apesar de tudo, como fomos crescendo devagarinho – andamos a crescer há mais de 12 anos -fomos criando aos poucos e poucos o nosso caos.

Somos uma familia grande e barulhenta. Organizada em algumas coisas, desorganizada em muitas outras. Se por um lado adoramos a rotina também adoramos fugir dela assim que pudemos. A nossa casa está sempre cheia e imagino que às vezes seja confusa.

Se me perguntassem o que nos define como familia diria rapidamente descomplicados – com tudo o que isso tem de bom e de mau. Não somos ansiosos e não precisamos de grandes comodidades. Escolhemos sempre o lado mais aventureiro e divertido ao lado confortável de uma situação, mesmo que isso às vezes nos dê o dobro do trabalho, apesar de tudo gostamos de regras e da casa arrumada. E eles também.

Vou falar então do nosso dia a dia. Mas atenção: será sempre o dia a dia de uma família adaptada (ou ajustada) às rotinas de um bebé. Tenho a certeza que daqui a um ano ou um mês, já alterámos muita coisa neste dia a dia que vivemos hoje. E acho que isso é maravilhoso.

Para que não fique um post demasiado extenso (uma vez que já está e ainda não disse nada!) vou dividi-lo em três partes. Hoje é a primeira parte e falo sobre as nossas manhãs em dias de escola. Temos sorte porque cá em casa- salvo algumas excepções– temos todos óptimo acordar é isso facilita imenso as manhãs.

Manhãs Round 1

Acordamos pelas 7/ 7.30 (no despertador porque muitas vezes o Lucas já está acordado desde as 6). Os rapazes depois de alguma insistência acordam e vão logo tomar pequeno almoço com o pai: weetabix para um, cereais da força para os outros. Falam de muitas coisas deles, Benfica, Liga da Justiça, Guerra das Estrelas ou ficam em silêncio a acordar devagarinho. O Lucas vai fazendo companhia a todos os que estão na mesa de pequeno almoço – é uma recompensa por saírem da cama!

Manhãs Round 2

As miúdas têm direito a mais um bocadinho de ronha e só tomamos o pequeno almoço quando os rapazes se vão arranjar. Ovos, torradas e café para mim. Pão com mel ou Nutella (eu sei eu sei…) para a Luz. A Jasmim não gosta de repetir o pequeno almoço. Uns dias come iogurte, outros cereais da força, papas de aveia ou weetabix – é toda uma logística o feitio que ela tem ao acordar e, se estiver com mau feitio pode ser a parte mais complicada da nossa manhã.

Manhãs Round 3

Depois, não vou disfarçar, temos a vida facilitada: dos 5, 3 arranjam-se completamente sozinhos por isso, acaba o pequeno almoço vão se vestir, tomar banho (quem toma). Para mim a sanidade matinal vem de não querer meter o bedelho nas escolhas deles. Cada um veste o que quer. Com meias, sem meias. Comprido no verão, curto no inverno. Por nós está tudo bem. Às vezes gostava de os ver arranjados de outra forma ou à minha maneira mas nada compensa uma manhã mais sossegada e não ter chatices nem birras. Feios não ficam. Doentes também não.

Esta fase não demora muito sobretudo agora no Verão, que duas peças de roupa são suficientes. A Jasmim sou eu que arranjo, e só gosta de 3 das 40 coisas que tem no armário. Portanto, veste-lava-repete-evita a birra- veste-lava-repete.

Enquanto uns lavam os dentes e acabam de preparar as mochilas, eu preparo os lanches. Coisas simples, sobretudo nesta fase da vida.

O Jacinto entretanto já saiu, entra às 8.30 e vai a pé para a escola – o que é um óptimo upgrade na nossa rotina – muitas vezes o Francisco faz-lhe companhia enquanto dá um passeio aos cães, outras vezes vai sozinho, com a prima Kika ou com amigos que encontra no caminho.

Os outros saem com o pai pelas nove horas. Primeiro a escola dos grandes, depois a Jasmim que ainda não têm horário.

Eu fico com o Lucas e assim vai ser até Setembro (ignorar post anterior). Curtir a calma da casa, arranjo o Lucas, arranjo-me a mim. E estou pronta para o dia! Só nós os dois até à tarde quando regressa a confusão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s