Hoje é domingo e parece que temos de ficar em casa. Ontem foi noite de nos deitarmos mais tarde e de fazermos o nosso “date salva casamentos”.Isto só para explicar que estou meia de ressaca e fiquei a dormir até mais tarde e que quem a acordou com o nosso passarinho madrugador aka Lucas foi o Francisco. Embora eu tenha acordado pouco depois com um gato a roçar-me na cara e um cão a lamber-me os pés.
Gosto muito de acordar cedo ao fim de semana para conseguir tomar um pequeno almoço minimamente descansada. Adianto a massa de crepes que faço sempre ao domingo e faço três ovos quentes – um para mim, um para o Lucas e outro para a luz.
Acabo por nunca conseguir o tal pequeno almoço que idealizo quando acordo mas também não posso dizer que seja mau: aparecem um ou dois dos mais madrugadores e acaba por ser uma refeição amorosa e um bom começo de domingo. Ainda mal saí da cozinha aparece a Jasmim e pouco depois o Ben – para o Ben faço bacon e ovos mexidos porque ele não gosta de crepes. Já a Jasmim gosta de crepes com manteiga derretida e e açúcar, chamam-lhe cá em casa “crepe especial da mãe”! São 11.30 e continuo na cozinha a preparar pequenos almoços (não é uma queixa, antes pelo contrário adoro deambular de roupão na cozinha de manhã, só me falta a ponta de um cigarro no canto da boca para ficar mesmo com pinta!)

Imagino sempre que ao domingo vou ter imensos momentos para mim então, depois de ter a cozinha despachada de pequenos almoços volto a deitar-me na cama – disfarçadamente e escondida no meu livro (eles encontram-me sempre). Já acabei um livro este ano (!!!) e agora estou a ler o Plantador de abóboras que a minha amiga Sara sugeriu e acabou por ser o livro do mês no Clube de leitura slower (quem quiser fazer parte mande mensagem!) e o livro é maravilhoso, parece que estamos a ler poesia…
Entretanto – só um desabafo- sinto que tenho mesmo que manter o telefone bem longe de mim, se não, a cada dois minutos vou espreitar o instagram, o mail, o tempo e até a conta do banco – que inferno de vício este! Não têm sentido no smartphone uma prisão?
Enfim, bláblá blá fomos ao jardim, blá blá blá fui votar (sempre com esta sorte que me acompanha e a minha secção de voto tinha 0 pessoas à frente) blá blá blá arruamar a casa – digo blá blá blá porque embora seja um diário, se for descrever tudo tudo tudo, quando chegar à hora de beber um café já ninguém vai estar a ler.
A Luz desde que acordou que disse ter uma lista de programas sem ecrã – deste livro- para o dia e – programa 1: fomos fazer um comedouro de passarinhos. Filmei tudo e percebi que ela tem um jeitão para tuturiais acho que ainda vamos abrir um canal de youtube .
O programa 2 consistia em pintar os vidros com caneta -ao principio achei péssima ideia mas afinal foi bem divertido! Sai tudo com água e dá para fazer pinturas bem bonitas.
No meio disto os rapazes – a troco de uma tarde de playstation – fazem tudo o que eu quero: arrumam o quarto e a cozinha, arranjam-se e passeiam os cães. Não gosto nada que eles joguem, mas tiro aqui o meu chapéu a mães e pais de miúdos entre os 11 e os 14 e que não vivam a negociar o tempo em frente a um ecrã!
Cachorros e sopa para todos ao almoço, meio confuso e tirando os mais novos cada um preparou o seu e comeu à hora que quis. Há coisas que tento facilitar e o almoço de domingo ou bem que é uma tachada, um churrasco ou então… cada um por si.
Fartei-me de brincar com os dois mais novos e ainda fiz roupas (muito mal feitas na verdade) para dois bebés da Jasmim que estavam nus. O Francisco teve de ir para o jardim pintar mas nós tivemos preguiça de descer. Por isso ficámos, entre brincadeiras e alguma televisão.
Entretanto são 7 da tarde, uns estão no banho e os que não estão estão a correr pela casa num típico excitamento que têm a esta hora do dia e que me irrita imenso.
Enquanto lhes pedia 10 minutos para escrever isto já houve dois que choraram porque se magoaram, já me vieram dizer coisas raras com “sabias que há um teclado laser” “mãe posso ficar com este lenço” e “sabias que a Jasmim diz oiro em vez de ouro?”Dou por mim a pensar que talvez tenha sido optimista pensar que conseguia 10 minutos por dia para fazer um diário… talvez tenha de ser quando eles se deitam? Enfim… não sei afinal se isto do diário é assim tão giro… fui reler e não achei que teve grande piada… adorava ter piada como, por exemplo, a minha amiga Mariana mas não consigo… será uma coisa que se aprende ou nasce connosco?! De qualquer forma, amanhã tento outra vez!
É sempre muito interessante ler este blog, por favor continue.
obrigada Ana!
Talvez não seja em ter piada que está o encanto das coisas que escreves. Talvez seja essa forma natural e descomplicada de relatar a realidade da tua familia. Gosto muito. A ver como corre o dia 2. 🙂
pois… mas deve ser óptimo ser engraçada ao mesmo tempo! adorava..
A verdadeira piada está no facto de ser tudo normal e, assim, tão fixe. E conforta-me muito saber que não são só os meus filhos que ficam desvairados ao fim da tarde e eu não sou uma mãe desequilibrada por isso me irritar (ou pelo menos não sou a única 😂😂 ). A porcaria das redes deixam esta sensação de vazio por não estar a fazer coisas suficientemente charmosas neste tempo em casa, por isso ler que tiveram uma tarde de brincadeiras e TV ajuda a nivelar (não vou falar de costurar roupa para as bonecas nem dos comedouros de pássaros, OK?)
Please continua! Beijinhos e boa quarentena 🙄
hahah, mas olha que o comedouro é bem divertido de fazer!
Imagino!! Por isso é que mencionei o comedouro e a costura: são demasiado glamourosos 😂😂😂
Beijinhos
Saudades do blog…
Sinto imenso essa questão do tlf e é muito difícil contrariar, ainda que já tenha aprendido com a Maria a dica de desativar algumas stories, e por princípio não sigo mais do que X páginas no Ig. Mas aqui continuarei a vir 😊
Pois é… eu dei essa dica mas na verdade continuo a perder imenso tempo no telefone, acho que vou ter de encontrar outra estratégia…
Continua Maria a fazer o diário, é sempre um ar fresco que se toma. E nestes tempos que correm bem precisamos. Obrigada
vou continuar ! Estou a adorar os incentivos!
Gostei muito de voltar a este blog para te ler e ler sobre vós… essa maravilhosa família!! ❤ Também já me inscrevi no clube de leitura slower, desde o Natal que tenho lido mais: já li A Caverna de Saramago, li o 1º volume da coleção CHERUB que ofereci ao meu afilhado e que ele já tinha, e neste momento estou a ler 3 (!!!) livros… uns num dia, outro noutros e outro noutros: Manual do Bom Fascista de Rui Zink, O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder e Como é linda a puta da vida de Miguel Esteves Cardoso… Já encomendei o Plantador de Abóboras que aguardo ansiosamente!! Também fui votar e quem sabe se neste confinamento não vou começar a costurar qualquer coisa 😉
que bom Ana Isabel, bem-vinda ao clube de leitura estamos muito contentes de te ter por lá!
Ahh… esqueci-me de escrever que sinto o mesmo da questão do telefone… insta… netbanco… etc… e só sigo pessoas e páginas que me acrescentem qq coisa… apesar de seguir 2 ou 3 que não sei bem o que me acrescentam… talvez algum sentido estético!! Enfim… É um vício danado e que sinto que tenho de contrariar mas que muitas vezes toma conta de nós… ❤
Com piada ou não, cada um é como cada qual 🙂 Que saudades. Continue!
😉 continuarei!
Esse vício do telefone é terrível. Tenho de trabalhar taaaaaanto nisso!😟
é um horror mesmo .. vou tentar encontrar estratégias e partilhar aqui!
Que bom ler-te aqui de novo mari, saudades! Desejosa do dia 2
amiga, na verdade tu foste uma das principais razões para voltar porque falaste nisso e eu fiquei com saudades!
love you ❤
LOVE YOU (go on)
Love you too papi!
Venha o dia 2 e um viva aos blogues portugueses que sobrevivem ou ressuscitam ou ambas as coisas ao mesmo tempo!
Já cá está o dia 2. Este é ressuscitado! Lol
Obrigada e p.f. continue este diário de uma família normal, tão bom!
Obrigada Ariana! Vou continuar sim!
adorei amiga! nao deixes de escrever a nao ser que te consuma, acho que nunca chegas a esse ponto anyways. beijão
Querida amiga. Obrigada. ❤️
Obrigada!
O telemóvel é uma prisão também para mim… A minha filha de 19 desinstalou tudo (valente!!), mesmo assim diz que se perde no youtube, à falta de outra coisa. Os ecrâs são (quase) impossíveis de desligar aos 17 e as horas trocadas…vivem de noite, dormem de dia… O de 4 “só” vê televisão, é tão difícil pô-lo a brincar…
Bjnhs
Valente mesmo!! Este confinamento não ajuda muito nao é!? Não saímos de casa e os dias são enormes!
O canal no YouTube seria mesmo giro☺️
Eu gostei de ler, por isso continue! Adoro ler sobre o dia-a-dia da sua família.
Que bom Elisabete! Obrigada 🥰
Olá Maria,
Adorei o seu texto pois para além de me entreter, a sua rotina dá algum sentido à confusão do meu dia, assim como me ajuda na minha gincana diária.
Por cá somos apenas 5 e ainda assim fico maravilhada com tudo o que consegue fazer.
Quanto à piada não se preocupe, ela está na beleza da sua família!!
Parabéns e obrigada por ter voltado!!
Olá Salomé (que lindo nome) obrigada pelo seu comentário 😘
Que bom que voltaste Maria!!! Eu sou daquelas que continua gostar de blogs e cheia de pena que estejam em morte lenta!!! Fico contente que ressuscites o teu! Lembro-me perfeitamente de estarmos só as duas a correr às 6h30 e de me dizeres que ias fazer um blog!!! Já faz uns anos…um beijinho
Ah lembro-me tão bem desse dia!!! Saudades! Já voltei ao blog só me falta voltar a correr … ahaha
Adoro! Continue por favor! Por cá tb somos 7 e há uns anos senti a necessidade de me desligar das redes sociais desinstalando o fb e o insta. O whatsapp tem as notificações desligadas mas tenho de fazer um esforço para ler tudo por motivos de escolas e trabalho. Esta decisão tb a tomei em parte porque não me queria nada imaginar dentro de uns anos ver os meus filhos “agarrados” ao telemóvel. qual seria a minha moral em lhes pedir que parassem qd eu própria estava imensa vezes ao telemóvel?
E adivinhem… não custou nadinha…
Continue, Maria, há muito q não lia nada seu e adoro!
Que bom Daniela. Tenho de fazer isso também… é uma verdadeira prisão …